domingo, 4 de janeiro de 2015

Secretário de Cultura Evanilson Calazans concede entrevista ao RSNOTÍCIA

Evanilson Andrade Calazans, secretário municipal de Cultura
Ele é filho de Laranjeiras e desde a infância desenvolveu grande apego à cultura popular, onde participou de vários grupos e manifestações folclóricas na cidade. É formado em administração e pós graduado em docência em ensino superior.

No governo municipal, inicialmente foi nomeado como secretário adjunto da Cultura, mas desde o mês de abril do ano passado assumiu a titularidade da pasta, e vem conduzindo com boa aprovação da comunidade e do prefeito José de Araújo Leite Neto, Juca de Bala, a secretaria municipal da Cultura. Estamos falando do jovem secretário Evanilson Andrade Calazans, o popular Vane. Ele é o entrevistado desta segunda-feira, 05, da página de entrevistas do RSNOTÍCIA.

Confira a íntegra da entrevista:

RSNOTÍCIA - Com quase um ano na condição de secretário municipal de cultura, qual balanço positivo, que o senhor faz das ações empreendidas no município?

EVANILSON - Nesses 09 (nove meses) observo que estamos no caminho certo, o governo municipal tem feito seu papel, sempre dando apoio aos artistas locais e mantendo sempre as tradições culturais do município.

RSNOTÍCIA - Quais as principais novidades da edição de número 40 do Encontro Cultural de Laranjeiras? 


EVANILSON - Essa edição já começou modificando a forma de seleção dos participantes do concurso da imagem do Cartaz do Encontro Cultural, somente artistas laranjeirenses participaram, isso faz com quê os trabalhos dos nossos artistas cheguem mais longe.

Os saraus passam a ser realizado em praça pública facilitando com isso um maior numero de pessoas para prestigiarem.

O Corredor Cultural trata-se de um cenário montado na Avenida Rotary para recepcionar os visitantes que irão desfrutar de obras de artes dos nossos artesãos que estarão expondo e comercializando os seus trabalhos.

O palco Dona Lalinha retorna para a Praça da Matriz e será palco de grandes atrações culturais, da música sergipana e Nacional.

A criação do Palco Neide Costa, que homenageia a artista laranjeirense que nos deixou precocemente, esse palco receberá nossos artistas locais e será montado na área externa da Praça de Eventos.

RSNOTÍCIA - Como está sendo preparada a estrutura de segurança para esta edição do encontro cultural?

EVANILSON - Assim como fizemos no ano passado iremos manter toda a estrutura na Praça de Eventos, bem como pelas ruas da cidade. Esse ano, nós iremos adicionar segurança especializada, durante todo o dia na Praça de Eventos para evitar a entrada de pessoas que pretendam planejar algum tipo de armação para a noite.

RSNOTÍCIA - Quantos grupos folclóricos, de danças, teatros e artistas de outros estados participarão do 40º Encontro Cultural?

EVANILSON - Mais de 100 (cem) grupos. Estaremos recebendo grupos de toda parte do Estado de Sergipe e dezenas de outros estados, esse ano traremos o grupo de projeção folclórica Aruanda de Belo Horizonte (MG), que fará duas apresentações. 

 
RSNOTÍCIA - Quanto à situação de mobilidade e área para estacionamento de veículos, está sendo preparada uma estratégia estrutural para atender aos visitantes e profissionais da imprensa que trabalharão no evento?

EVANILSON - Sim. Ano passado tentamos fazer o melhor para oferecer aos visitantes, maior conforto ao entrar na cidade, mas não conseguimos atingir os objetivos, por isso esse ano, nós separamos uma área restrita na cidade para ser circulada a pé, com isso aumentamos o espaço para estacionamento de carros. Espero que a comunidade nos ajude na conscientização dessas áreas restritas.

RSNOTÍCIA - Existem críticos que defendem a filtragem de atrações musicais do tipo axé, arrocha e outros, nos eventos culturais, eles têm criticado a presença dessas atrações musicais populares no encontro cultural. Como o senhor responde a essas pessoas?

EVANILSON - Todos os anos esse tipo de crítica sempre aparece, mas informo que a posição do governo é que todos possam desfrutar do que realmente gostam, assim como teremos uma programação cultural de qualidade, teremos também ao fim de cada dia uma programação festiva para contemplar outro segmento do público.

RSNOTÍCIA - Qual sua expectativa de público para esta edição do encontro Cultural?

EVANILSON - Uma média de 100 mil pessoas durante toda a festa.

RSNOTÍCIA - Secretário Evanilson Calazans, muito obrigado por participar do nosso quadro de entrevistas! Desejamos todo sucesso na condução do evento e abrimos agora o espaço para as suas considerações finais.

EVANILSON - Eu que agradeço o espaço, finalizo dizendo que só é possível fazer um Encontro Cultural com a ajuda e somação de uma equipe comprometida, igual a equipe da secretaria de cultura e os demais colegas secretários que se unem ao Gestor da cidade para realizar a nossa maior festa. Boa festa para todos, e lembrem que cada um de nós laranjeirenses podem contribuir para o nosso Encontro Cultural e pedir a Deus que proteja a todos nós. 


Exclusivo do RSNOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário